27.12.05

helena

Passaram tantos por mim. Porque não ficou nenhum? Para que houvesse um teria que haver todos os outros? Para que esse passasse teriam que passar todos? Teve mesmo que ser assim?

Saio sozinha, encontro alguns amigos nos locais do costume, e volto sozinha. Dói-me muito ver a cama vazia. Parece-me injusto. Cada vez é mais difícil. Vejo as coisas do quarto: a cama branca, as duas cadeiras, as cortinas caídas. Fazem-me sentir como se eu estivesse ali a mais, como se fosse uma intrusa.

Às vezes dormem comigo. Mas é só uma infidelidade que cometem para provarem a si próprios que ainda estão muito agarrados às namoradas. Quando pedem desculpa ainda são mais miseráveis. Fico com os nomes de todas na memória.

Rogo por amor e ninguém me ouve. Mais valia não haver palavras, só suspiros e risos e choros. Talvez alguém ouvisse. Talvez alguém entendesse.

Dou comigo a rezar diante de uma parede de pedra e tenho por única resposta o eco da minha voz. Estou cada vez mais sozinha.

Ninguém me agarra e diz: “Quero-te como não é possível querer mais alguém. Leva-me contigo. Ou então eu levo-te comigo.” Não. Tocam-me mas ninguém me agarra. Querem só tocar. Batem nos vidros, riem-se e eu rio-me. E depois partem.

Estou muito cansada. O meu coração está muito pesado.

Passaram tantos por mim. Porque não ficou nenhum? Teria que ser assim, mesmo assim?



Pedro Paixão
1989

5 comments:

Anonymous said...

Nunca encontro as palavras certas para comentar aqui... Assim, espero que as palavras que me deixas ficar de variadíssimas maneiras, sobrem para aliviar as tristezas de alegrias pálidas! Mas pela força de bloqueamento expressivo remeto-as nos meus dois Babushkas para ti.

Hipe, hipe, urra! Urra urra urra. Hipe hipe urra. Shiribi tá tá tá. Shiribi tá tá tá. Urra urra urra...
Próspero Ano Novo 2006 - Hipe hipe urra!

Felicidades Laura
Um enorme beijo

da. said...

....e no entanto a única coisa que era necessário era talvez que helena a si mesma se agarrasse..e sorrisse para um Homem...

Helena said...

mais!?

;D***

Anonymous said...

O mais importante sao aqueles que te veem sem que o faças prepositadamente. Porque esses conhecer-te-ao nao apenas esporadicamente! E neste sem fim de possibilidades, há almas (personalidades, para quem nao gosta da palavra alma) que têm um preço muito alto a pagar por não serem comuns. (parto do principio que concordas que nao es comum!). Pensa bem, quantas pessoas conheces da mesma natureza que estao com uma pessoa que as enche de vida e esvazia de inquietaçao?

Anonymous said...

deus queira que nunca compreendas realmente...